quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bastidores da exposição oral

Faseamento:

A - Conteúdo
1. Topificação das ideias essenciais;
2. seu ordenamento hierárquico;
3. organização lógica (seleccionada em função de três factores: tipo de ideias, objectivos da exposição e público-alvo;
4. Articulação lógica - conectores e outros mecanismos de coesão do texto;
5. Esquematização - esqueleto lógico da apresentação.

B - Forma
1. Considerar todos os critérios de avaliação da grelha do Falar;
2. Treinar todos eles (e cada um)
3. Gravar em suporte audiovisual;
4. Visionar e fazer auto-avaliação;
5. Fazer uma versão final (ensaio geral, se para aula, produto final, se para Webfólio)

Bom proveito ao 12º D!

Dona Tuliolla

2 comentários:

num café das redondezas... disse...

Stora, no meu caso, o trabalho para mostrar que alcancei os objectivos vai ser a declamação de um poema. E o contrato de leitura um diálogo do livro.
Em nenhum destes casos há uma exposição oral que requira regras de conteúdo, visto que este apenas é escolhido por mim, não vou escrever/ dizer nada que seja ideia minha. Ou devo fazer uma introdução, ao que vou declamar e uma conclusão?
Relativamente à forma, nós não temos de apresentar em aula, pois não? Eu tinha ficado com a ideia de que a avaliação ía ser feita só com base no suporte audio ou audiovisual.
Margarida C.

Helena Marques disse...

Ficaste com a ideia correcta. Não é necessário fazer introdução ou conclusão, pois parte-se do princípio de que o produto vai ser esclarecedor.
A avaliação baseia-se exclusivamente no suporte audiovisual.

D. Tuliolla